Home

 

 

 


2010

Renee Rosnes Quartet
O Estoril Jazz 2010 abriu com o concerto de um dos expoentes do piano Jazz mainstream: Renee Rosnes. Canadiana de origem, Renee é herdeira da tradição bop, e o concerto que levou ao Estoril foi uma exposição superlativa e inequívoca do Jazz na sua forma contemporânea mais acabada.

Grace Kelly Quintet
Para o segundo dia estavam agendados dois concertos. Mas a convocação da jovem Grace Kelly para o Estoril Jazz foi obviamente um erro de casting. Kelly toca bem, claro, embora pudéssemos apontar vários saxofonistas nacionais ao seu nível ou melhor. A música que tocou alternou entre o vulgar cool jazz e a execução de standards, sem qualquer imaginação.

Wallace Roney Quintet
Seguiu-se Wallace Roney. Respondendo a um pedido expresso de Duarte Mendonça o trompetista começou por interpretar alguns dos clássicos de Miles Davis do período «quinteto» (que aliás ele tocou no grupo formado após o desaparecimento de Miles com os restantes membros do quinteto). Vou confessar-vos que sou dos que gosta de ouvir Miles e não considera que tocar exactamente como o original seja algum tipo de crime. Além de que Wallace Roney é insuperável como instrumentista e este acabou por ser um concerto bastante mais que agradável. Roney ainda tocou várias peças da sua autoria, embora o seu horizonte estético seja definitivamente este (o do quinteto de Miles).

Charles Lloyd New Quartet
Começa a tornar-se redundante falar do quarteto de Charles Lloyd, ele que é um dos últimos grandes saxofonistas da velha geração sobrevivos. Este quarteto, em especial, que já tínhamos visto tocar em 2007 na Culturgest e de novo no ano passado em Angra (o baterista foi Nasheet Waits), é inequivocamente um dos maiores grupos de Jazz da actualidade, como o comprovaria de novo neste concerto do Estoril. E Lloyd conseguiu no Estoril o inimaginável: superar-se! A música deste novo quarteto de Lloyd, aliando um grupo de jovens intelectuais ao que de mais espiritual pode ser encontrado no Jazz, resulta insuperavelmente emocionante e ao mesmo tempo de uma riqueza formal única! Concerto verdadeiramente demolidor!

Dee Dee Bridgewater Quintet «To Billie with Love»
Dee Dee é uma cantora que é capaz de gerar tanto de aplausos como de anticorpos entre os amantes do Jazz, e isso aconteceu de novo no Estoril. A interpretação de cabaret de alguns temas mais dramáticos de Billie Holiday não é de todo simpática e levei algum tempo a digerir. Mas ainda assim os momentos de mau gosto não chegaram para esconder a força da natureza que Dee Dee realmente é e acabei por me render à sua voz.

Esperanza Spalding Quartet
A jovem Esperanza Spalding tem surgido como uma verdadeira estrela pop, mas ela é uma contrabaixista de Jazz interessante o quanto baste para ter direito a entrada nas enciclopédias da especialidade. À frente do seu grupo ela não deixou os seus créditos em mãos alheias, mesmo se fez um concerto algo cool onde até encontrou espaço para cantar. O público não lhe regateou aplausos.

Sex 2-Jul
Estoril
Casino Estoril
22.00
Renee Rosnes Quartet
Renee Rosnes (p), Steve Nelson (vib), Peter Washington (ctb), Lewis Nash (bat)
Sáb 3-Jul
22.00
Grace Kelly Quintet
Grace Kelly (sa, st), Jason Palmer (t), Doug Johnson (p), Evan Gregor (ctb), Frenc Nemeth (bat)
24.00
Wallace Roney Quintet
Wallace Roney (t), Antoine Roney (sa, clb), Aruan Ortiz (p), Rashaan Carter (ctb), Kush Abadey (bat)
Dom 4-Jul
19.00
Charles Lloyd New Quartet
Charles Lloyd (st, ss), Jason Moran (p), Reuben Rogers (ctb), Eric Harland (bat)
 
Sex 9-Jul
22.00
Dee Dee Bridgewater Quintet «To Billie with Love »
Dee Dee Bridgewater (voz), Edsel Gomez (p), Kenny Davis (ctb), Lewis Nash (bat), Craig Handy (st)
Sáb 10-Jul
22.00
Trio 3 – Oliver Lake, Reggie Workman e Andrew Cyrille
Oliver Lake (s), Reggie Workman (ctb), Andrew Cyrille (bat)
Dom 11-Jul
22.00
Esperanza Spalding Quartet
Esperanza Spalding (crb, voz), Leo Genovese (p), Ricardo Vogt (g), Dana Hawkins (bat)