Home

 

 

 

Gonçalo Marques
{cabeça de nuvem só tem coração}

CD edição de autor 2015

 

Segundo disco de Gonçalo Marques, {cabeça de nuvem só tem coração} convoca o seu trio de sempre, com Demian Cabaud no contrabaixo e Bruno Pedroso na bateria, aqui acrescido em diferentes temas do saxofone de Zé Pedro Coelho ou da guitarra de André Santos. Como vem fazendo aliás noutros projectos apresentados ao vivo ou no disco que o precedeu, de 2010, Da Vida e da Morte dos Animais, onde contava com o saxofone tenor de Bill McHenry.
E se há alguma coisa a dizer é que não há novidades: Gonçalo Marques é não apenas um dos mais seguros trompetistas da cena nacional, mas também um escritor emérito.
Dos nove temas do disco, sete são originais. A natureza e o quotidiano parecem continuar a ser a musa de Gonçalo Marques (como já tinha sido observado no disco anterior), com três temas inspirados pelas formas e tipos das nuvens ou «Manhã», muito contemplativos, talvez bucólicos, com o trompete sempre muito contido. «4 Notas Roubadas» tem o guitarrista como protagonista, com um início quase country, bastante ao estilo de Bill Frisell, e «Cumunolinbus» com todo o quinteto a tocar numa evocação de Ornette Coleman. Zé Pedro Coelho está sempre bem, com uma prestação sempre inspirada, melhor no standard «I Can’t begin to tell you» secundando o trompete e em «Cumunolinbus».
Dignos de nota são os dois lados do triângulo Cabaud e Pedroso, desdobrando-se entre a secção rítmica e a intervenção solística, com Cabaud recorrendo ocasionalmente ao arco – excelente em «Mona Lisa»-, e Bruno Pedroso exemplar no difícil papel de se tornar invisível, impelir a banda ou explodir.
E enfim, Gonçalo Marques, notável na contenção e na segurança, com um som que tanto é límpido e tranquilo como anguloso e rugoso. Belíssimo em «Mona Lisa», quando a secção rímica se aquieta e quase se ouve apenas o trompete a capella. Notável na liderança – discreta -, e na composição.
Um excelente disco.

 

Gonçalo Marques (t)
Bruno Pedroso (bat)
Denian Cabaud (ctb)
+
Zé Pedro Coelho (s)
André Santos (g)