Mário Laginha Julian Arguelles Helge Norbakken
20 Anos Jazz no Parque
CD Serralves 2012

Mário Laginha (p)
Julian Arguelles (s)
Helge Norbakken (per)

Este disco surge como resultado de uma encomenda do Jazz no Parque (Serralves) a Mário Laginha, por ocasião do XX aniversário do festival. O pianista apresentou sete peças expressamente escritas para a ocasião, e convidou dois músicos que com ele tocaram neste mesmo festival há dez anos atrás num atribulado concerto deslocado para o Auditório de Serralves devido ao mau tempo: o saxofonista Julian Arguelles e o percussionista Helge Norbakken.
Referi na altura, sobre este concerto, a luminosidade da música de Laginha, tocada de forma que diria quase febril, o virtuosismo e a empatia do trio, e a sua sinceridade tocante, apenas maculada pela pouca maturação das peças; acabadas de compor e algo incipientemente ensaiadas.
Sentado no cadeirão da sala, torna-se possível atender com mais atenção aos pormenores desta música belíssima. É notória a agitação do pianista, que se reflecte nas formas um tanto cruas e pouco buriladas das peças, mas que revelam também o gosto pelo risco, a alegria de tocar e, como disse o virtuosismo e a empatia do trio.
A gravação acaba por dissimular algum do menor acabamento das peças, mesmo se eu gostaria de um pouco mais de elaboração nas percussões, e creio mesmo que a música teria a ganhar com a sua substituição por uma bateria. Mas o que ressalta enfim, é o entusiasmo e o despojamento de Mário Laginha, de uma verve verdadeiramente jarretiana, empolgante como é apenas possível num número muito reduzido de músicos portugueses.
Edição cuidada, graficamente muito conseguida; como outra coisa não seria de esperar de uma edição da Fundação Serralves.