6-Fev-2013

 

 

Na sequência do meu editorial que precede as listagens dos «Melhores 2012», José Duarte enviou-me um texto em que se insurge contra a minha frase «Na Internet ainda, o JazzPortugal de José Duarte perdeu a dinâmica de outros tempos...», exigindo, ao abrigo do direito de resposta, a publicação de um texto e do seu currículo.

Não pretendi em nenhum momento insultar José Duarte, e naturalmente que lhe reconheço o papel que tem desde há décadas como divulgador do Jazz em Portugal, mediático como poucos, autor de um programa de Jazz que é um clássico, e que persiste desde há quase cinquenta anos, para além de outros programas na rádio e na televisão, com livros e textos publicados nos mais diversos órgãos de informação e, enfim, o pioneiro do Jazz na Internet em Portugal.
Manifestei apenas a minha opinião sobre a situação actual do JazzPortugal, opondo até à situação de outros tempos, em que considero o JazzPortugal terá tido um papel mais activo.
Podia, é um facto, ter incluído um parágrafo sobre o jazz na rádio e não o fiz, o que pode ser considerado uma omissão. Não era no entanto o meu objectivo falar da divulgação do Jazz em Portugal (obviamente importante), mas tão somente da crítica.

Reiterando que não pretendi insultar José Duarte, não creio que o José Duarte possa invocar qualquer direito de resposta mas, ainda assim, aqui fica o texto que me enviou, dispensando-me no entanto de publicar o seu CV.

Leonel Santos

PS: Aproveito para o convidar a enviar a sua própria lista dos melhores de 2012, que com todo o gosto publicarei em JazzLogical.
PS2: Endereço de JazzPortugal: http://www.jazzportugal.ua.pt/

Leonel Santos

 

invocando meu direito de resposta
dado que meu nome e apelido foram publicados
segue texto e anexo cv que legalmente deve publicar

Na Internet ainda, o JazzPortugal de José Duarte perdeu a dinâmica de outros tempos

 1/ o que é JazzPortugal?

 2/é um website não meu mas sim da Universidade de Aveiro (UA) onde em 2001 depositei meu acervo jazz que aumentava  desde 1955 (78s rpm LPs CDs Revistas Jornais Recortes Livros Fotos Cartazes e etc….) e também este website no ar desde 1997

 foi então criado o ‘Centro de Estudos de Jazz’ (CEJ) da UA onde converso com pessoas de várias idades e origens geográficas e sociais sobre o que sei de jazz
entre elas conversei muito com o hoje bom pianista jazz Luís Figueiredo

 3/ onde está ‘a dinâmica’? o que é dinâmica de outros tempos? há 12 anos que trabalho sozinho na UA e no CEJ e hoje sem qualquer remuneração – viajo em comboio e pago!

 4/ porque foi ‘esquecido’ trabalho de divulgação jazz na Rádio…
só sei de 3 programas com jazz (e ‘cinco minutos de jazz’ não foi citado! porquê?)
a/ ‘os sabores do jazz’ com 21 anos didade
b/ na RTP antena 2 um outro de segunda a sexta por um colaborador antes por um director antes ainda por outro colaborador convidado: eu durante 6 anos de 2006 a 2011
c/’cinco minutos de jazz’ diário 2 vezes em cada noite de segunda a sexta desde 21 fevereiro 1966 – 47 anos

 devo para finalizar informar que em 2011 era autor e apresentador na RTP antena 1 e antena 2 de 3 programas com jazz:
‘jazz com brancas’ e ‘cinco minutos’ e ‘a menina dança?’
hoje resta o ‘Cinco’ pois ‘com brancas’ acabou em dez 2011 e ‘a menina’ acabou em dez 2012
a ‘crise’ e eu com pobre reforma TAP trabalhando na RTP com programas jazz e euros a acabarem

anexo meu cv onde se informa que trabalho na divulgação jazz desde 1958 sendo autor e apresentador na Rádio Universidade em Lisboa de ‘o jazz, esse desconhecido’ com 20 anos didade cronológica na madrugada de hoje com 74

 redigido na Lapa em 6 fev 13 às 02h44

 até jazz

 joseduarte@ua.pt    

www.jazzportugal.ua.pt