Giovanni Guidi Trio
City of Broken Dreams
CD ECM 2013

 

 

Membro activo da constelação (Enrico) Rava desde 2006, Giovanni Guidi tem ganho notoriedade como pianista versátil e estimulante. A estreia na ECM com City of Broken Dreams vem oferecer-lhe a consagração devida.

City of Broken Dreams é um disco belo como um poema, marcado desde logo pelo tema com o mesmo nome com que o inicia e encerra. O ambiente onírico que o percorre prolonga-se pela delicada melodia de "Leonie", a quietude de "The Way Some People Live" ou na valsa escondida em "The Impossible Divorce".

Menos melódicos surgem "Late Blue", retirado talvez de Paul Bley, "No Other Possibility", onde Guidi evoca o Trio Circle de Chick Corea com Barry Atschull e Dave Holland, as intrigantes paisagens de "Ocean View" ou ainda "Just One More Time", onde o baixo e a bateria ganham visibilidade na ausência do piano que se retira depois de um curto enunciado do tema, curiosamente bastante «mozartiano».

A personalidade complexa do trio completa-se com o contrabaixo de Thomas Morgan (David Binney, Steve Coleman, Joey Baron, Craig Taborn, Kenny Werner…), grave e contido, e a bateria do jovem João Lobo, que alterna entre a discreta acentuação dos feltros e crespidão das baquetas, revelando o músico completo que é, capaz de soar fino e delicado como Paul Motian ou anguloso como Barry Atschull ou Paal Nilssen-Love.

Belo como um poema.

 

Giovanni Guidi (p)
Thomas Morgan (ctb)
João Lobo (bat)